Menu Fechar

A diferença entre Digitalização e Transformação Digital

A digitalização é o processo em que se aplicam as tecnologias digitais para simplificar, melhorar e/ou automatizar operações, ou processos de negócio. Não é novo. É algo que de forma constante tem conseguido um lugar à escala global desde os anos 80 e 90, mediante a incorporação progressiva de tecnologia, funcionando como apoio à execução de tarefas de qualquer âmbito nas nossas empresas, tanto nas áreas corporativas como de negócio e operações (recibos de vencimento, sistemas de CRM, etc.).

O seu impacto no mundo empresarial tem sido, e é, determinante porque torna o trabalho mais rápido e eficiente. No entanto, o habitual é que a digitalização não transforme os processos das companhias. Por exemplo, uma empresa de retail que coloque em funcionamento uma loja online, digitalizou o processo de venda, mas não o transformou. Outro exemplo de digitalização: antigamente, uma fatura da eletricidade era impressa, dobrada e colocada num envelope para ser enviada através dos correios até ao destinatário. Hoje em dia, é comum recebermos essa fatura em formato digital, como o PDF, e enviada por email. Isto é um excelente exemplo de digitalização.

Por um lado, a transformação digital consiste em levar a cabo uma mudança profunda dos processos, competências e modelos de negócio para tirar o máximo proveito das oportunidades que oferecem as tecnologias digitais. Em particular, serve para dotar as empresas com ferramentas que permitam uma tomada de decisões de maneira mais automática e objetiva, a partir da informação digitalizada (dados), que permitam enriquecer a própria informação.

É disto em que consiste a transformação digital, ou seja, aproveita a tecnologia para que os processos da empresa sejam mais dinâmicos e que se possam adaptar a um mercado que se move a uma velocidade alucinante, principalmente em determinados setores de atividade.
É claro que para pensar em transformação digital, é necessário passar-se antes por um processo de digitalização.

Ver artigo completo em https://www.falandoti.com/a-diferenca-entre-digitalizacao-e-transformacao-digital/

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *