Menu Fechar

O caminho da transição digital


Warning: Undefined variable $dd_override_start_anchor_id in /home/manuelte/public_html/wp-content/plugins/digg-digg/digg-digg.php on line 351

Warning: Undefined variable $dd_override_top_offset in /home/manuelte/public_html/wp-content/plugins/digg-digg/digg-digg.php on line 352

A transição digital é um chavão ao qual já nos familiarizamos mas a verdade é que este é um tema muito mais vasto e abrangente. É um dos caminhos traçados pela Europa para ajudar na recuperação económica depois da crise que surgiu com a pandemia da Covid-19.

E qual o caminho que Portugal está a fazer nessa transição digital? Estão as empresas e as pessoas focadas na importância de dar este salto tecnológico para aumentar a competitividade nacional? O que estão a fazer as empresas que abraçaram a transição digital para se afirmarem no mercado global?

Competitividade é a palavra chave do momento. É preciso que as empresas nacionais olhem para o futuro com esperança e sejam capazes de se modernizar, expandir e tornar mais atrativo o negócio. Não é por acaso que nesta reportagem da rubrica Portugal Mais Competitivo vamos olhar para o trabalho que duas associações têm vindo a fazer junto das organizações portuguesas encontrando nos fundos comunitários um apoio essencial para "dar asas" à economia nacional.  

Virado para o mar, com os olhos postos no mundo, Portugal é um país cada vez mais focado na exportação. Há vários anos que este tem sido um motor de crescimento da economia portuguesa, tornando-a mais robusta, saudável e sustentável. Mas para crescer é preciso conseguir otimizar o potencial exportador das empresas nacionais, um trabalho que tem vindo a ser feito pela AICEP, através da plataforma Portugal Exporta. Com recurso a inteligência artificial é possível desenvolver novos produtos e serviços de maior valor acrescentado e completamente customizados, indo ao encontro das expectativas e necessidades específicas de cada empresa, tendo em conta o seu grau de maturidade para a internacionalização, setor de atividade e produtos.

Mas mais do que as exportações físicas, hoje é essencial estar presente nos principais marketplaces. Algo que não deve ser esquecido também pelo próprio comércio, que tem de se modernizar para fazer face aos desafios trazidos pela pandemia.

Ver mais em: Ferramentas digitais: a porta aberta para o mundo (imagensdemarca.pt)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *